Slide


Olá pessoal, tudo bem com vocês? Hoje vim conversar sobre o primeiro livro que  eu li do selo DarkLove pertencente a editora DarkSide Books que sempre produz edições lindíssimas das suas obras. Como esperado o livro tem capa dura, cores vivas com detalhes imitando retalhos, páginas amareladas e papel nobre facilitando ainda mais a leitura, além disso, como a estória é narrada pela protagonista Ada que tem apenas dez anos possui algumas imagens de crianças refugiadas para fortalecer a narração

Conheci a escrita da Kimberly Bradley esse ano, ela já entrou para minha lista de autoras favoritas e quero voltar a ler outras obras dela, gostei muitíssimo de como o livro aborda o tema da rejeição familiar e processo de adaptação a uma nova família, alguns capítulo me deixaram muito irritada, mas, no geral gostei muito do desenvolvimento da história.
Sinopse: Ada tem dez anos (ao menos é o que ela acha). A menina nunca saiu de casa, para não envergonhar a mãe na frente dos outros. Da janela, vê o irmão brincar, correr, pular – coisas que qualquer criança sabe fazer. Qualquer criança que não tenha nascido com um “pé torto” como o seu. Trancada num apartamento, Ada cuida da casa e do irmão sozinha, além de ter que escapar dos maus-tratos diários que sofre da mãe. Ainda bem que há uma guerra se aproximando.Os possíveis bombardeios de Hitler são a oportunidade perfeita para Ada e o caçula Jamie deixarem Londres e partirem para o interior, em busca de uma vida melhor. Título: A Guerra Que Salvou a Minha Vida |Autor: Kimberly Brubaker Bradley |Editora: DarkLove|Páginas: 240|Ano: 2017

Resumo

O livro começa contando como é a convivência da Ada e seu irmão Jamie com a mãe em Londres, morando em um pequeno apartamento sujo e maltratado pelo tempo. A menina é rejeitada pela mãe por ter uma deficiência no pé, passa a vida trancada dentro do apartamento e sendo o saco de pancadas da mãe. Jamie é o filho querido e amado pela mãe, um menino de seis anos que idolatra ela acima de tudo. Enquanto Jamie, tem direito de ir para a escola e brincar com outras crianças do bairro, Ada tem uma cadeira próxima a janela, por onde, ela vê o mundo ou melhor uma parte do bairro.

A história tem como plano de fundo, a Segunda Guerra Mundial e o governo decideu enviar as crianças de Londres para o interior, devido às ameaças de um ataque a bombas mas, a mãe deles cadastra, apenas o Jamie. Ada continuaria com a mãe, passando seus dias trancada no apartamento, sendo humilhada, espancanda e servindo de empregada para ela. Por isso, as duas crianças resolvem fugir enquanto a mãe dorme, começar uma nova vida no interior do país. O mais importante aqui, é que a menina tem certeza que sua mãe sente amor por ela, que sentirá sua falta em algum momento e enviará uma carta pedindo para eles voltarem.
"Gente boa odeia esse pé horroroso." A Srta. Smith soltou uma risada curta e áspera. "Então você está com sorte, porque de boa eu não tenho nada."
Depois da longa viagem para o interior eles são acolhidos pela solitária e amargurada srta. Smith que há alguns anos atrás perdeu sua melhor amiga e ainda não consegue se recuperar emocionalmente, ela vive uma luta diária dentro de si, no começo ela não queria aceitar as crianças de jeito nenhum, por vários motivos incluindo a total falta de jeito para cuidar de crianças e a sua instabilidade emocional.

Cada capítulo depois vai apresentando o desenvolvimento que as duas crianças estão tendo morando com a Susan Smith, mesmo ela não sabendo como cuidar deles faz o que pensa ser o melhor todos os dias, ex:lendo para eles todas as noites, levando eles na igreja aos domingos de manhã (mesmo não ficando lá), preparando três refeições deliciosas por dia, ensinando boas maneiras para eles etc; infelizmente tudo isso não é bem aceito por Ada e Jamie que estão com os corações muito magoados depois de tanto sofrerem com a mãe. Jamie tem algumas crises de choro e quer voltar para Londres a todo custo, começa a urinar na cama, parar de comer, entre outras birras, até que ele encontra um gato que o ajuda a melhorar seu comportamento.

Minha Opinião

Eu não consigo compreender qual a intenção da autora, quando transformou a Ada em uma menina arrogante e mal agradecida, ela foi maltratada pela mãe durante dez anos mas, agora, que recebe carinho e amor, não consegue aceitar? Não concordei com essa parte e até pensei em desistir do livro, algumas vezes. Mas, acontece que ele aborda temas muito importantes como: rejeição familiar, maus-tratos a crianças, bulling, entre outros. Minha personagem favorita, é a senhorita Susan uma mulher simples e solitária, que recebe duas crianças desconhecidas em sua casa e mesmo com as dificuldades de comunicação, faz tudo o possível para cuidar bem delas.

Fiquei sabendo que a editora irá publicar uma continuação, não acredito que ela seja necessária, porque para mim a história foi bem finalizada. Espero que nessa continuação outro personagens apareçam e tenham mais informações sobre a guerra, porque livro retratar muito bem as consequências dela na vida de pessoas simples e com poucas condições financeiras durante a guerra mas, quero saber como será agora que ela terminou. 

A edição da editora DarkLove é muito linda, com direito a capa dura, páginas grossas e foscas, várias gravuras lindíssimas. Recomendo que vocês leiam e tirem suas próprias conclusões da história, eu emprestei esse livro para dois alunos meus, um deles abandonou o livro por causa da Ada e o outro teve a mesmo opinião que a minha mas, conheço vários leitores que amam a história.

Espero que tenham gostado do post e voltem sempre! Recomendo que leiam o livro e deixem a opinião de vocês no comentários, beijos e abraços a todos ❤
Compartilhe com os amigos

Comente pelo Facebook!

20 Comentários

  1. Adorei a resenha, mesmo odiandooooo livros sobre a segunda guerra, qualquer um que já li achei triste demais ou longo demais ou chato demais rsrsrrsrs
    Pelo sua descrição da Ada percebo que esse seria um livro que eu não passaria do primeiro capitulo kkkk
    Bjim

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah que pena! Eu gosto do tema segunda guerra, apesar dos livros serem muito tristes as histórias são ótimas.

      Excluir
  2. Resenha maravilhosa, amo livros!!!
    E esse ganhou meu coração!!
    Quero muito ler!!!
    Post maravilhoso!

    www.thaubarbosa.wordpress.com

    ResponderExcluir
  3. Confesso que esse livro não me chamou a atenção em um primeiro momento, mas todas as resenhas que li falaram super bem dele que estou pensando seriamente em dar uma chance quando tiver uma oportunidade. Acho que até hoje li apenas 2 livros que se passam na segunda guerra e ambos entraram para os favoritos, então acho que posso gostar desse.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mesmo tendo a segunda guerra como plano de fundo acho que você vai gostar dele, super indico. Não esquece de me contar o que achou depois de ler!

      Excluir
  4. Complicado se em teoria o personagem principal não agradar e tão pouco fazer alguém desistir de ler, então certamente tem bastante coisa a serem melhoradas. Uma história (e pode usar a palavra história mesmo, "estória" caiu em desuso a muitos anos) que acaba por forçar uma personalidade que na prática sabemos que poderia ser mudada facilmente, não deixa nossa mente em paz até acabar o livro, isso se conseguirmos né. Enfim, consegui captar a ideia pela sua resenha, infelizmente não me interessei não, sua critica já ajudou hehe bye bye

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pela dica, já troquei "estória" por "história" no texto.
      Bom, eu já li vários livros onde o personagem principal não é agradável e mesmo assim os livros eram muito bons, da uma chance quem sabe você gosta.

      Excluir
  5. Vale lembrar que esse não é o primeiro livro da Dark sendo publicado com esse selo rs. Acredito que o livro tenha muito a ensinar, principalmente quando se trata de empatia. A Ada passou por poucas e boas, tem seus motivos para ser reclusa e não confiar em Susan. Assim como o irmão, por ser pequeno, não entende exatamente o que está acontecendo. Se você se coloca no lugar de ambos, consegue entender por completo o motivo de serem assim. Acho que é uma leitura muito valiosa pra qualquer pessoa ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Kelly, em todas as pesquisas que eu fiz ele apareceu como sendo o primeiro da Dark side publicado com o selo Dark love, mas obrigada pela dica!
      Gostei muito do seu ponto de vista!

      Excluir
  6. Eu quero muito ler esse livro, depois que tantas resenhas que já li sobre ele. Parece ser incrível e adoro livros com essa temática de guerras. O único livro da Dark Side que já li foi a trilogia As Crônicas de Amor e Ódio e amei tanto, que sinto vontade de ler todos os livros dessa editora haha
    Adorei sua resenha!
    Beijooos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leia sim querida! Tenho certeza que vai gostar, apesar que eu não gostei da trilogia As Crônicas de Amor e Ódio.

      Excluir
  7. Eu gostei da resenha e da indicação do livro. Gosto de livros com contexto de guerras, pois ali há muitas histórias de superação. Mesmo Ada não sendo a protagonista que todos amam, parece ser um ótima leitura!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Alguns amam outros odeiam, mesmo assim a história é muito interessante.

      Excluir
  8. Muito boa a resenha, parece ser uma ótima leitura.Eu quero muito ler esse livro, depois que vi tantas resenhas que já li sobre ele. Parece se ótimo.

    ResponderExcluir
  9. Moça, acho que esse não foi o primeiro livro a ser publicado pelo selo DarkLove :)
    Mas enfim, ainda não li esse livro mas tenho muita vontade de ler ele, espero fazer isso ano que vem. Parece ser uma história muito emocionante.
    É bem chato quando não gostamos tanto do protagonista, né? Isso acaba até afetando nossa experiencia com o livro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pela dica!
      Sim é chato quando não gostamos do protagonista, mas mesmo assim o livro é bem interessante.

      Excluir
  10. A resenha está muito linda, eu fiquei ainda com mais vontade de ler esse livro! Caramba, acho que a darkside ta fazendo coleção de protagonistas chatos hahaha, esse ano li a trilogia dos espinhos e no primeiro livro fiquei extremamente tentada a jogar o protagonista pela janela, argh. Mas eu adoro livros que se passam na guerra (o menino do pijama listrado é meu favorito do coração) e gosto também quando a história é sobre crianças. Ele é contado do ponto de vista dela? Ou narrado em terceira pessoa? Parabéns, a resenha ta maravilhosa! Só sobre ser o primeiro darklove eu acho que não é esse... dá uma olhadinha no site da darkside que deve ter qual foi o primeiro livro lançado por esse selo. Beijinhos!!

    Raquel
    Conta-se um Livro blog

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Raquel, concordo com você, várias protagonistas da Dark site estão sendo retratadas com personalidades irritantes, as vezes fico até sem vontade de ler.

      Excluir